30/07/10

Workshop de Escrita criativa




No passado fim-de-semana, a 16 e 18 de Julho, a Solidaried’arte, em Ponta Delgada, foi palco da primeira acção do projecto EscreVIVER (n) os Açores.

 


O atelier de nome “Meta-se nos copos pela escrita” foi conduzido pelo mentor do projecto EscreVIVER, Pedro Chagas Freitas. O artista é um jornalista e escritor premiado que resolveu agora implantar o projecto na Região dos Açores, ficando como coordenadora local a jornalista e escritora Patrícia Carreiro.

O workshop acolheu cerca de 15 participantes, que saíram mais ricos e com mais vontade de escrever. A dimensão semântica, narrativa e criativa foram alguns dos temas trabalhos no atelier, que mostrou aos inscritos que existem muitas formas – modernas e eficazes – de fazer literatura.
Muitos foram os exercícios feitos nesta acção, cujo objectivo era (como por exemplo) tornar os participantes melhores escreventes do que eram antes de o mesmo começar. Médicos, professores, estudantes e jornalistas foram algumas das camadas profissionais a abraçar este projecto.

O agrado foi mostrado por todos os que participaram, ao ponto de revelarem a sua enorme vontade de ter o formador Pedro Chagas Freitas novamente na Região para mais workshops. Pedro Chagas Freitas admite que terá muito gosto em voltar, sendo que muitas mais iniciativas serão desenvolvidas por mão do EscreVIVER (n) os Açores.

A próxima iniciativa é uma parceria com o projecto da Associação Ilhas em Movimento, que já está a decorrer. Trata-se do I Concurso Literário “Letras em Movimento”, no qual Pedro Chagas Freitas e Patrícia Carreiro serão júris.

2 comentários:

Patrícia Carreiro disse...

Obrigada pela atenção de publicarem esta iniciativa.
Quem sabe se ainda não trabalharemos em conjunto com a Burra de Milho?

Um abraço da coordenadora do EscreVIVER (n) os Açores.

BdM disse...

Olá Patrícia... não tem nada que agradecer... é o nosso trabalho :-) Sim, quem sabe se não trabalharemos em conjunto? A Burra de Milho está sempre disponível para colaborações e parcerias.

Abraço da Burra de Milho
Rogério