15/09/09

Centésima Edição do Museu Aberto - Parabéns!

No passado dia 23 de Agosto, foi publicada a centésima edição da rubrica Museu Aberto, na revista de domingo do jornal Diário Insular, no âmbito de uma parceria estabelecida em 2006 entre o Museu de Angra do Heroísmo e aquele periódico angrense.

Desde há 3 anos que, na página em causa, têm vindo a ser divulgadas peças que integram o vasto e diferenciado acervo do Museu de Angra do Heroísmo de modo a consciencializar o público do valor e significado histórico, cultural e afec-tivo das memórias colectivas de que esta instituição é guardiã e teste-munho. António Araújo é o responsável pela fotografia dos objectos em causa, abordando-os segundo uma pers-pectiva pessoal que valoriza a sua vertente estética e dá conta do en-cantamento, curiosidade e recorda-ções que tais peças inspiram ao cidadão comum, de cujo olhar o fotografo se faz intérprete.
O sucesso desta iniciativa determinou a oportunidade da sua expansão através de uma newsletter digital, cujo arquivo se pode encontrar em http://museu-angra.azores.gov.pt/museu-aberto.html.
Recentemente, e no âmbito das festas Sanjoaninas, realizou-se uma exposição com o mesmo nome, composta por 12 outdoors afixados em 3 edifícios do centro histórico de Angra: Caixa Geral de Depósitos, Igreja da Misericórdia e Edifício de São Francisco.
Esta exposição é composta por telas com dimensões iguais às das janelas dos edifícios que lhes servem de superfície expositiva, de forma a fundirem-se com a estrutura dos mesmos. A par de cada tela, foi ainda colocado um painel descritivo com a legenda respectiva, permitindo aos transeuntes o acesso a uma breve descrição da peça.
O conjunto de peças apresentado foi escolhido em função do seu valor indi-vidual e da sua representatividade enquanto exemplo das diversas colecções que integram o vasto património do Museu de Angra.

Sem comentários: