30/07/09

FAIAL FILMES FEST 2009 homenageia Paulo Rocha

O Faial Filmes Fest - Festival de Curtas das Ilhas 2009 começa a desenhar-se, com pinceladas que fazem adivinhar uma edição recheada de acontecimentos marcantes. Desde logo, uma Competição mais abrangente, tanto no seu âmbito - aos Açores e resto do país, juntam-se este ano cinematografias das outras ilha da Macaronésia, engrossando o corpo do manifesto “Festival de Curtas das Ilhas” – como na sua dimensão - mais secções e mais sessões competitivas.

Trata-se, neste aspecto, de um imperativo ditado pelo cresc
imento do Festival: o afluxo de filmes inscritos para Competição e a qualidade de alguns dos trabalhos já recebidos “obrigam” a que se dedique
mais tempo e mais espaço a esta componente – essencial - do Festival. É, de resto, uma “obrigação” que o Cineclube da Horta, entidade organizadora do Faial Filmes Fest, cumpre com o maior prazer, pois ela expressa, entre outras coisas, a visibilidade e a credibilidade do Festival de Curtas das Ilhas no meio cinematográfico nacional. Perspectiva-se, portanto, uma Competição de grande nível.

Fora da Competição, e entre as opções já delineadas e confirmadas para o programa da 5ª edição do FFF, destaca-se, para já, a homenagem ao realizador português Paulo Rocha. Depois da homenagem, na edição 2008, a Fernando Lopes, o Faial Filmes Fest prossegue assim o
intuito de anualmente prestar tributo aos grandes cineastas portugueses, acrescentando um pouco mais o espaço de conhecimento e reconhecimento devido aos realizadores deste país que engrandecem e dignificam o Cinema em Portugal. Paulo Rocha é um desses homens.

1 comentário:

Carlos Faria disse...

Não haja dúvida que o FFF engrandece a actividade cultural do arquipélago e mostra que cá se podem fazer grandes coisas com algum esforço...claro, este também deve sair dos cidadãos.