27/06/08

Workshop Análise do Movimento e Improvisação
com Dania Neumann



A Análise do Movimento, método Cary Rick, é um método de psicologia profunda no qual o movimento do dia a dia é o elo de união visível entre corpo e psique.
O movimento é interpretado como acção no seu contexto intersubjectivo específico. Interpretando a evidência motora diagnosticamente como um aspecto de embodiment, oferece-nos uma aproximação através do movimento que demonstra como corpo e pessoa estão inter-relacionados. No contexto da dança, características do movimento começam a ser interessantes quando existe uma integração mimética do movimento na sua reprodução. A possibilidade mimética começa a existir quando o movimento não está a ser repetido só funcionalmente mas quando também integrado emocionalmente. Na improvisação é importante saber relacionar-se com os outros, seguindo os próprios impulsos ao mesmo tempo. Isto é o foco do método da Análise do Movimento: fomentar o movimento autónomo na inter-relação com os outros; na dança isto é: aprender a saber improvisar. A Análise do Movimento desenvolveu-se a partir da Dançoterapia.

Cary Rick, coreógrafo e solista de Dança, avaliou as diversas escolas de Dançoterapia que começaram nos anos 40 na América, e criou ao longo dos anos o próprio método de Análise do Movimento. Existe o Instituto de Análise do Movimento (Suíça) que se dedica à pesquisa e ao ensino e é reconhecido internacionalmente (ADTA).
O método está a ser utilizado em diversas áreas: na psicoterapia, psiquiatria, no ensino especial, no teatro, na dança, na área empresarial etc.
Neste Workshop quero introduzir o método, focando sobre o tema da Mimeses e da Improvisação, isto é, fomentando as diversas maneiras de se relacionar, de perceber os próprios impulsos no movimento e de começar a improvisar.
O workshop serve como seminário de admissão ao próximo Curso Básico da Especialização, que começa em Setembro de 2008.

Dania Neumann: Analista do Movimento Trabalho há 16 anos com o método de Análise do Movimento como psico-terapeuta (em clínica privada com jovens e adultos e em formações de diversas áreas). Nos últimos anos também como formadora e terapeuta de ensino para o Instituto de Análise do Movimento (IBA, Suíça). O meu interesse desde sempre foi encontrar uma ponte entre a comunicação não-verbal e verbal. Procurando inicialmente através da dança, iniciei o meu trabalho de movimento com Buthô. Na Análise do Movimento encontrei o método que reúne a minha experiência de técnicas de movimento do oriente com a minha vivência no ocidente.

Datas 12 e 13 de Julho

Horário 10H - 13H00 / 14H30 - 17H30

Local ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Rua da Alegria, 503 - Porto

Público-alvo Estudantes e profissionais das seguintes áreas: bailarinos, actores, psicólogos, psicoterapeutas, médicos, psiquiatras, pedagogos, enfermeiros, assistentes sociais, professores de jardins-de-infância, professores de ginástica, terapeutas ocupacionais, terapeutas do ensino especial, e todas as pessoas que podem utilizar esta ferramenta pedagógica e psicoterapêutica no seu trabalho ou na sua vida pessoal.

Inscrição 50 euros Amigos e associados NEC 35 euros (desconto de 30%)

Nota: Inscrições até ao dia 4 de Julho. Desistências a partir do dia 10 de Julho implicam a devolução de apenas 50% do valor pago. Desistências no dia do workshop não implicam qualquer tipo de devolução. Aconselhamos roupa e calçado confortável.


www.analisedomovimento.com
www.institutfuerbewegungsanalyse.com
Organização NEC Apoio Ministério da Cultura / Direcção-Geral das Artes

Sem comentários: