17/04/08

Mostra de Vídeo-Dança

Mostra Internacional de Vídeo-Dança


A Associação Cultural Burra de Milho vai apresentar, no próximo dia 29 de Abril, na sala de cinema da Recreio dos Artistas, pelas 21h00, a Mostra Internacional de Vídeo-Dança intitulada Dança Sem Sombra.

Esta mostra, que será apresentada numa parceria com aVo’Arte, foi programada a pensar nos públicos da dança e do vídeo, e tem como objectivo lançar reflexões sobre o cruzamento das duas linguagens através da exibição das mais recentes produções. A Associação Cultural Mostra Internacional Dança Sem Sombra responsabilidade de Pedro Sena Nunes.

Para além da ilha Terceira, esta mostra será igualmente apresentada em São Miguel, uma parceria entre a Vo’Arte e a associação Corredor, no dia 30 de Abril; e na ilha do Faial, numa parceria entre o Cine Horta e a Vo’Arte.

A Mostra Internacional de Vídeo-Dança conta com vídeos de vários países, entre eles Argentina, Holanda, Portugal, e França.


ANIMALZ _ Sérgio Cruz _ Portugal_ 2006 _ 4’

# ficha técnica #
Realização, fotografia, montagem> Sérgio Cruz
Coreografia> JP Omari, Sérgio Cruz
Som> Sérgio Cruz, Christos Fanaras, Filipe Galante
Interpretes> B3 – Br
ighton Youth Dance Company


# sinopse #

É uma curta-metragem, na qual os dezasseis intérpretes entre 8 – 14 anos da Cia. Break-dance B3 Boys - Brighton Youth Dance Company, foram encorajados a revelar animalidade, nas suas energéticas performances.


MATBOTS _ Filip Molski, Matgorzata Haduch _Holanda/ Polónia _ 2005 _ 5’

# ficha técnica #
Realização> Filip Molski, Matgorzata Haduch
Fotografia> Filip Molski
Música> Andy Moor, Kaffe Matthews
Montagem> Filip Molski
Produção> Erawke Films

# sinopse #

Matbots é a observação de algo trancado. Mas, quem é efectivamente o espião ou o espiado? Onde está o fundo e onde está a superfície? Quem está dentro e quem está fora?


SKIN _ Catarina Barata _ Portugal _ 2007 _ 5’

# ficha técnica #

Ideia, realização e montagem > Catarina Barata
Assistente de realização> Rita Delille
Câmara> Catarina Barata, Jyri Pitkännen
Coreografia> Lia Rodrigues
Intérpretes> Amélia Bentes, Ludger Lamers

# sinopse #

Skin/ a pele, sendo a nossa embalagem natural, delimita-nos do mundo, ao mesmo tempo que nos permite o contacto com ele. A pele aloja o sentido do tacto; o tacto revela-nos as texturas. A pele é, ela mesma, uma textura. Cada pessoa tem uma pele diferente, logo, uma textura diferente.Partindo de um dueto coreografado por Lia Rodrigues e interpretado por Amélia Bentes e Ludger Lamers no espectáculo Ego Skin, reduzi as formas dos bailarinos a texturas, para em seguida experimentar essas formas resultantes, muitas vezes abstractas, sobre outras texturas. Texturas sobre texturas. Skin é assim uma divagação dançada de pele sobre peles.


SOLISTAS_ Filipe Martins _Portugal _ 2006 _ 8’

# ficha técnica #

Realização, montagem> Filipe Martins

Música> DJ Nuno Coelho
Coreografia> Né Barros
Intérpretes> Elisabete M
agalhães, Gustavo Gomes, Joana Melanda,

Jorge Gonçalves, Pedro rosa e Sónia Cunha.
Produção> Ballet teatro

# sinopse #

A relação individual-colectivo é o principal motor em solistas para explorar espaços de sensação como o da diferença, solidão, evidência, independência, isolamento… neste âmbito o espectáculo oferece-se de uma forma mais plástica e não tanto na narração de situações ou de questões concretas interpessoais. A dança em particular permite-nos perceber um indivíduo que aparece mais ou desaparece mais à medida do seu movimento e do seu número. Em grupo ou em solo estamos sempre perante solistas. Ocorre-me que solista pode ser o elogio ou a celebração do singular e do particular. Entre algo mais nietzchiano – danço os meus próprios gestos -, e algo mais construtivista – os teus gestos – os solistas vão-se descobrindo e afirmando. Assim, a dança faz o laço ideal entre o solista por função e o solista por inevitabilidade.


IIB _ António M. Cabrita, Luís Marrafa _Portugal_ 2007_12’

# ficha técnica #

Realização, fotografia, som, montagem> António M. Cabrita e
Luís Marrafa
Música> Manuel Silva
Coreografia> Luís Marrafa
Intérpretes> Luís Marrafa e Catarina Gonçalves

# sinopse #

O tempo; o espaço; Do corpo "físico-real".
Dois corpos; tensão forte… IIB… 55 80.


Dos Ambientes - Buenos Aires Flat_Rodrigo Pardo, Guiye Fernandez_Argentina_16’

# ficha técnica #

Realização, Coreografia, Fotografia> Rodrigo Pardo
Edição> Guye Fernandez
Música> Miguel Rausch
Intérpretes> Gabriela Lavagnino, Cristina Cortes, Josefina Lamarre, Noelia Leonzio, Diego Poblete, Rodrigo Pardo

# sinopse #

Se todos os espaços são preenchidos com os eventos que nele ocorreram, quantas histórias cabem num apartamento de 30 metros? No seu próprio apartamento, Pardo filmou o making of da sua produção Cuadrado Negro Sobre Fundo Negro na sua sala. "Dos Ambientes" é uma vítima para o mundo de um artista, incluindo o tango argentino e uma cena de luta no Batman e estiloRobin.



1-2 Lugar Designado _Verónica da Costa _ Portugal _ 6’

# ficha técnica #

Realização> Verónica da Costa
Fotografia> Verónica da Costa
Som> Verónica da Costa e Rita W Meneses
Intérprete> Rita W Meneses


# sinopse #

N’0 Lugar Designado, o vídeo põe-nos em "perspectivas" o confronto de 6’ 15’’ entre um corpo e dois sapatos, a um só ritmo. Acompanhamos a resolução interna do conflito evidenciando a parcialidade da realidade e a responsabilidade individual na condução desse percurso do qual nem sempre há vencedores.


Lugares_Nicolas Lelièvre / Vo’Arte_França Portugal _2007 _4’

# ficha técnica #

Realização> Nicolas Lelièvre

Fotografia> Renaud Herbin et Nicolas Lelièvre
Coreografia> Anamaria Fernandes e Renaud Herbin
Música> Mils
Montagem> Nicolas Lelièvre

Intérpretes> Yola Pinto, Sandra Rosado, Joaquim Gouveia, Marisa Lourenço, Rita Judas, Graciana Capriotti, Catarina Carvalho

Co-produção> Associação Vo’arte, CM. Penela, Trienal de Arquitectura de Lisboa

# sinopse #

Lugares é o resultado da residênsia artística do colectivo Centres Horizons com artistas portugueses no âmbito do 10º Festival Lugar à Dança. Com Renaud Herbin e Nicolas Lelièvre foram captadas imagens que exploram os espaços de diversos territórios. Imagens após imagens, vídeos após vídeos, cidades após cidades, este processo de criação constituiu ao longo desta itinerância, uma população imaginária, insólita e autêntica.




Una Toma _ Rodrigo Pardo_Holanda_6’

# ficha técnica #
Realização, Coreografia> Rodrigo Pardo
Fotografia> Rodrigo Pardo
Intérpretes> Marloeke Van de Vlugt, Rodrigo Pardo

# sinopse #

Neste filme de uma cena só (não editado), o operador de câmara está a impor o timing de todo o filme, criando o tipo de tensão próprio de uma actuação ao vivo. "Una Toma" é uma viagem de seis minutos dentro de um edifício onde as actividades do quotidiano e a ficção construída passam em frente à câmara que nunca pára.


Corpo Todo _ Portugal _ 8’

# ficha técnica #

Realização, imagem, edição e som> Pedro Sena Nunes
Coreografia> Ana Rita Barata
Participantes da Associação do Porto de Paralisa Cerebral - Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral do Porto

# sinopse #

A partir dos espaços interiores, não convencionais, da Casa da Música, decidimos criar expressões do corpo com o desafio ligado à emoção do presente. Os corpos envolvidos com comportamentos diferentes, projectaram olhares reveladores de um tempo de descoberta e composição de novos gestos para uma arquitectura musical.

Sem comentários: