08/04/08



EDUARDO NERY EXPÕE NA TERCEIRA


Está patente na Galeria do IAC, ao Alto das Covas, desde 24 de Março e até ao dia 18 de Abril, uma exposição de Eduardo Nery intitulada, Imagens fotográficas: 1980-1988, numa iniciativa da Direcção Regional da Cultura com a colaboração do IAC-Instituto Açoriano de Cultura.

Nesta exposição, agora apresentada em Angra do Heroísmo e que já esteve patente no Museu das Flores e Centro Cultural Castelo (Caloura, S. Miguel), estão presentes 25 obras, nalgumas das quais Eduardo Nery reconstrói obras de artistas consagrados, recorrendo a montagens/desmontagens das mesmas obras e sobrepondo-lhes outras imagens.


Como referiu Fernando de Azevedo, “esta construção-desconstrução de Nery em imagens de segundo grau e de primeiro grau unidas não trai, curiosamente, estes mitos da pintura de que se servem. Nada lhes acrescenta, a não ser o seu teor fantasmático, poético. Assim, Nery não trai tantos outros como Marx Ernst, Klee, De Chirico, Breugel e mesmo Courbet, realista este do seu ofício de pintor. Trata as imagens do génio como realidades. Como factos culturais acontecidos, como realidade, acontecimento. Daí, o usá-las não barroca ou maneiristicamente, tal como, por aproximação já havia feito com outras anteriormente.”


Sem comentários: