Os Artifícios do Aleatório Sonoro
Carlos Zíngaro
Na maioria das vezes, a improvisação é entendida como uma realidade em que tudo se permite, frequentemente com os músicos a confrontarem-se, na esperança de algum milagre estrutural feito de coincidências acidentais. Não sendo esta a perspectiva mais correcta, como se poderá a composição em tempo real? Como entender a estruturação nos domínios da improvisação.
Somos constantemente rodeados e inundados de sons sem estrutura predefinida na sua amálgama. Raramente prestamos atenção aos mesmos, a não ser quando somos por eles agredidos. Ao entrarmos em conceitos de paisagem sonora, a sua identificação e recolha, estamos a proceder a escolhas mais ou menos definidas e conscientes. São, no entanto, as determinantes aleatórias do seu registo generalista “não decidimos os sons que nos circundam, apenas aqueles que pretendemos recolher”. Tantas vezes a marca do acaso e da sorte dos takes ideias nos aproximam da improvisação. Esta poderá eventualmente, manter-se na indeterminação quando justapomos diferentes materiais ou quando optamos, na fugacidade do momento e do acaso, por fazer este gesto musical em vez daquele outro...
O erro será uma constante, um risco assumido, reutilizado, ultrapassado ou não.
A ténue fronteira com a composição é-nos aparente quando, ao fazermos a montagem dos elementos recolhidos, procedemos a escolhas, decidimos sequências e justaposições...
De 04 a 07 de Fevereiro e de 25 a 28 de Fevereiro das 11h00 às 16h00. Preço: 180€
Som no Espaço, Som do Lugar
André Castro
Uma abordagem das noções de espaço e lugar relativamente ao som. Como explorar/realçar as características acústicas de um espaço? Como podemos retratar um lugar através do som? O que mostra o retrato sonoro?
De 11 a 14 de Fevereiro. Das 11h00 às 16h00. Preço: 75€
Mapas Sonoros da Cidade
Rui Chaves
Um trabalho assente na caracterização e contextualização das paisagens sonoras existentes nos “ambientes urbanos”, através da percepção, experiência e memória individual/colectiva desses lugares.
De 18 a 21 de Fevereiro. Das 11h às 16h00. Preço: 75€
Hardware Hacking
Miguel Cabral
Este workshop abordará a geração de som utilizando objectos do nosso quotidiano. Utilizando os mais diversos utensílios, encontrados na drogaria ao virar da esquina, iremos criar pequenos instrumentos. Procuraremos explorar as suas possibilidades sonoras através da sua modificação, da utilização de simples mecanismos automáticos e de uma boa dose de loucura e boa disposição.
De 03 a 06 de Março. Das 10h00 às 13h00. Preço: 80€
Arte Radiofónica
André Castro
Que vozes ouvimos na rádio? Como pode a rádio ser um instrumento? O que têm de particular um documentário radiofónico? Estas são algumas das questões sobre as quais eu gostaria de reflectir e experimentar com os participantes do laboratório com o objectivo de tentarmos reavivar o potencial e o encanto da rádio.
De 10 a 13 de Março. Das 11h00 às 16h00. Preço: 75€
Audio Walks
Rui Chaves
Plataforma de experimentação de construção de peças sonoras que irão guiar o ouvinte numa viagem na qual se pretende explorar os diversos contrastes e experiências (sons, cores, espaços, pessoas, ...) existentes numa matriz urbana.
De 17 a 20 de Março. Das 11h às 16h00. Preço: 75€
Trabalho Independente
Acompanhado pelos orientadores (em horário estabelecido), de 24 a 27 de Março e durante o mês de Abril.
A EUROPA LISBOA é uma rádio suave e tranquila, onde a música se ouve em paz, com estilo, sem muitas interrupções - sempre com uma informação credível e com muito critério.
Em espaços diários, cronistas das mais diversas áreas partilham ideias, opiniões e conhecimentos.
A EUROPA LISBOA é também uma rádio de cultura que investe na divulgação das artes e dos espectáculos, com critério e respeito pela diversidade das estéticas contemporâneas. www.radioeuropa.fm | http://jazza-memuito.blogs.sapo.pt
Laboratório de Escrita para Canções
Jorge Cruz
Escritor de canções, editou os álbuns “Sede” (2004) e “Poeira” (2007). Começou com o power-trio Superego que lançou dois álbuns entre 1997 e 2001, gravou um disco de canções acústicas a solo intitulado “O pequeno Aquiles” (1999), e fez parte do projecto de música tradicional portuguesa de fusão “A Fanfarra” (2001-2003). As suas letras foram objecto de estudo no livro “As Letras Como Poesia - O Melhor do Pop/Rock Nacional”, (objecto Cardíaco, 2006).
Canções para rir, canções para chorar, canções para ver, canções para sonhar, canções do instinto, canções da razão, canções que nos mudam, canções que nos mantêm, canções sobre o nosso mundo, canções sobre outros mundos, canções que toda a gente cantou pelo menos uma vez, canções que ninguém ouviu mas falavam da verdade, canções à luz dos holofotes ou no fundo dos baús. De todas as artes, poucas serão tão universais como a da escrita de canções. Nela, e na sua história, se desvenda também a história do mundo. É algo de tão presente que quase nos esquecemos que existe. E ainda assim, nunca cessam os pretextos para se escrever mais uma canção.
De 17 a 21 de Março. Das 19h00 às 22h00. Preço: 70€
O CURSO DO CORPO — ANATOMIA E FISIOLOGIA EXPERIENCIAL
Sofia Neuparth + Margarida Agostinho
Curso teórico prático que desenvolve e aprofunda um conhecimento experiencial do corpo "onde" vivemos. Um grupo de investigadores que trabalham profundamente O CORPO, estudam juntos e apresentam em cada sessão dados cientificos -anatomia e fisiologia- e propostas experiênciais, convidando profissionais que se propõe cruzar este espaço físico de estudo onde a sensação, a reflexão, a discussão e o movimento lançam factos, estabelecem relações, muitas perguntas e poucas respostas.
Textos e imagens de apoio de "Atlas of human anatomy" Frank Netter; "Anatomia para el movimiento" Calais-Germain; "Inside Motion" John Rolland; "Taking Root to Fly" Irene Dowd; "Easy Action" Mary Fulkerson; "Sensing, Feeling and Action" Bonie Cohen; "Body Stories", "Body and Earth" Andrea Olsen; "The Thinking Body" Mabel Todd; "Anatomia e Fisiologia Humana" Jacob Francone Lossow; "Neurociência do Comportamento" Bryan Kolb e Ian Q. Whishaw.,"O erro de Descartes", "Osentimento de Si" e "Ao encontro de Espinosa" de António Damásio, "Fisiologia Humana"Andrew Davies, Asa Blakeley, Cecil Kidd, "Endocrinologia" Francis Greenspan, David Gardner,"Breve História do Tempo"Stephen Hawking,"Complexidade" Roger Lewin, "Vida"Francis Crick, "Fisiologia Humana" AndrewDavies, Asa G.H. Blakeley, Cecil Kidd, "Embriologia Básica", Moore Persaud, "Embiologia - Biologia do Desenvolvimento " Drª Maria Elena Romeno, Biól. Pablo Salcedo, Drª Alícia Dorado, M. E C. Patricia Ortiz.
Sofia Neuparth
Embriologia, Histórias do Desenvolvimento Humano:“Sistema Nervoso. Desenvolvimento do Olho e do Ouvido, Formação da Pele, Pêlo, Unhas e Glândulas”
Dia 16 de Fevereiro. Das 14h00 às 19h00 . Preço: 50€/sessão
Sofia Neuparth + Margarida Agostinho
“O Movimento do Pensamento - Abordagem do CORPO a partir da Biologia, da Teoria do Conhecimento, da Filosofia”
Dia 29 de Março. Das 14h00 às 19h00 . Preço: 50€/sessão
Contactos
Rua dos Fanqueiros, nº 150 - 1º andar
1100-232 Lisboa (perpendicular à Rua de S. Nicolau)
E-mails
info@c-e-m.org
cem@c-e-m.org
producao@c-e-m.org
Secretaria (das 9h30 às 22h00): 21 887 1917
fax: 21 887 1549 Móvel: 91 611 8470
Sem comentários:
Enviar um comentário