
11.02.2008 - 11h41 Lusa
"Mais de 60 escritores portugueses, espanhóis, africanos e latino-americanos reúnem-se a partir de quarta-feira na Póvoa de Varzim para falar de literatura na 9ª edição do Correntes d'Escritas, o maior encontro de autores de expressão ibérica. Até sábado, temas como "A Lenta Volúpia de Escrever", "Poesia: A Bem Dita e a Mal Dita", "A Literatura Rasga a Realidade" e "Cada Homem é uma Língua" juntarão em mesas-redondas autores como André Sant'Anna e Tabajara Ruas (Brasil), Carlos Quiroga e J.J. Armas Marcelo (Espanha), Ondjaki e Pepetela (Angola), Leonardo Padura (Cuba) valter hugo mãe e Francisco José Viegas, entre outros. A relação entre a literatura e o canto estará também em debate neste Corrente d'Escritas, no módulo "Dar a Palavra à Voz", em que participam o fadista Carlos do Carmo e a cantora pop Manuela Azevedo, vocalista dos Clã, bem como os escritores Juan Carlos Mestre, Manuel Rui, Ana Paula Tavares e Aurelino Costa. "A Meu Favor Tenho a Poesia" é o tema da mesa-redonda que reunirá nomes como o brasileiro Lêdo Ivo, os espanhóis Uberto Stabile e Vicente Martín Martín e os portugueses Amadeu Baptista e José Emilio-Nelson, com moderação de Vergílio Alberto Vieira.
Os romancistas angolano José Eduardo Agualusa e espanhóis Eduardo Mendoza e Carme Riera e o ensaísta e ficcionista português Miguel Real são alguns dos intervenientes no debate intitulado "Sou do Tamanho do que Escrevo", no qual se reflectirá sobre a relação entre o escritor e a sua obra. Escritores participantes visitam escolasAlém de habitualmente esgotar o auditório municipal de 310 lugares durante os quatro dias em que decorre, o Correntes d'Escritas, uma iniciativa da Câmara da Póvoa de Varzim lançada em 2000 e que possui já uma identidade própria, costuma promover visitas dos escritores participantes no evento a escolas básicas e secundárias do concelho da Póvoa de Varzim, iniciativa que se repetirá este ano, quinta e sexta-feira. Haverá ainda o lançamento de 18 livros, a apresentação do sétimo número da revista Correntes d'Escritas, com um dossier dedicado a Eduardo Prado Coelho, e a projecção de dois filmes no Auditório Municipal: "Oxalá Cresçam Pitangas", de Ondjaki e Kiluanje Liberdade, e "Netto e o Domador de Cavalos", de Tabajara Ruas, em estreia mundial. Do programa, consta a antestreia do espectáculo de teatro musical "Cantata para o Honorável Bandido Chileno Joaquín Murieta", levado a cena pelo Teatro Art'Imagem, a partir da obra de Pablo Neruda, sessões de leitura de poemas, quarta e quinta-feira à noite, e uma Feira do Livro, até sábado, na Casa da Juventude. "
In Jornal Público http://www.publico.clix.pt/
Mais informações disponíveis em http://www.cm-pvarzim.pt/povoa-cultural/pelouro-cultural/areas-de-accao/correntes-d-escritas/correntes-d-escritas-2008
Sem comentários:
Enviar um comentário