
"Numa iniciativa do IAC-Instituto Açoriano de Cultura, a partir do próximo dia 11 de Janeiro, sexta-feira, estará patente ao público na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa uma exposição sobre a Arquitectura do Ramo Grande.
Na ocasião da inauguração, pelas 11 horas, que contará com a presença do Presidente da Direcção do IAC, Dr. Jorge Bruno, dos arq.os José Manuel Fernandes e Francisco Berger (Presidente do Conselho Directivo daquela Faculdade), decorrerá uma conferência sobre o tema da exposição a proferir pelo Arq. João Vieira Caldas.
A referida exposição, que recorda a região da ilha Terceira denominada por Ramo Grande – tradicionalmente conhecida pela riqueza da sua produção agropecuária, pela raça dos bovinos que forneceram a força do trabalho necessária aos trabalhos agrícolas e pelo brilho das festividades em honra do Espírito Santo – salienta-se a singularidade da sua arquitectura, expressa nas casas rurais, aliás constantemente referida desde que Vitorino Nemésio chamou a atenção, no Corsário das Ilhas, para este “habitat rural tão nobremente urbano”.
Recorda-se que no passado dia 9 de Outubro o IAC apresentou, também naquela Faculdade, uma exposição sobre a obra arquitectónica do conhecido engenheiro micaelense Manuel António Vasconcelos, que na ocasião contou com uma conferência pelo Arq. José Manuel Fernandes sobre o tema.
Esta exposição, realizada pelo IAC-Instituto Açoriano de Cultura, estará patente ao público no “Cubo” da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa até ao próximo dia 11 de Fevereiro."
Sem comentários:
Enviar um comentário