07/11/07

Prémio Luso-Brasileiro de Dramaturgia António José da Silva

Estão abertas as candidaturas para a 2ª Edição do Prémio Luso-Brasileiro de Dramaturgia António José da Silva, uma iniciativa do Instituto Camões e da FUNARTE (Fundação Nacional da Arte � Brasil) que conta com a parceria da Direcção-Geral das Artes e do Teatro Nacional de D. Maria II.

No âmbito deste acordo, compete ao Instituto Camões e à Funarte a atribuição anual do prémio e a respectiva edição, sendo competência da Direcção-Geral das Artes, Funarte e Teatro Nacional de D. Maria II a apresentação cénica do mesmo.

O Prémio Luso-Brasileiro de Dramaturgia António José da Silva tem como principal objectivo reforçar as parcerias de desenvolvimento e cooperação cultural, na área do teatro, entre Portugal e o Brasil, bem como promover a escrita dramática em todos os seus géneros (teatro para adultos, teatro para a infância e juventude, entre outros) e incentivar o aparecimento de novos dramaturgos de língua portuguesa. Pretende-se, através do teatro, reflectir sobre a realidade dos dois países, mantendo vivo o significado de um património comum, no contexto de uma sociedade cada vez mais globalizada. De entre as personalidades, comuns à história dos dois países, que mais se distinguiram no respeito pela diversidade cultural, assumpção da diferença e cosmopolitismo, destaca-se a figura do Padre António Vieira, do qual se celebrará em 2008 o quadricentenário do nascimento.

A 1ª Edição do Prémio Luso-Brasileiro de Dramaturgia António José da Silva, teve como vencedora a peça "A minha mulher" do escritor português José Maria Vieira Mendes. Os interessados em participar nesta 2ª Edição, deverão apresentar as suas propostas até 31 de Janeiro de 2008.

Os concorrentes serão seleccionados, numa primeira fase, em cada um dos países, por júris nacionais. Os oito concorrentes que passarem à segunda fase serão apreciados por um júri comum aos dois países que determinará o vencedor do Prémio. Este prémio compreende, para além da atribuição de um valor monetário de 15.000,00 euros, a edição do texto e a sua apresentação cénica em Portugal e no Brasil. O regulamento do Prémio Luso-Brasileiro de Dramaturgia António José da Silva e a respectiva ficha de inscrição encontram-se disponíveis no sítio do Instituto Camões na Internet, em www.instituto-camoes.pt.

MAIS INFORMAÇÕES: Instituto Camões R. Rodrigues Sampaio, 113, Lisboa www.instituto-camoes.pt Tel. 21 310 91 00

Sem comentários: