08/11/07

Número-Projecta'07 - 8.º Festival Internacional de Artes Multimédia, Cinema e Música de Lisboa



Música electrónica, cinema, artes multimédia, cruzamentos vistos e desejados - é este o cenário para mais um Número-Projecta. A 8.ª edição do festival decorre em Lisboa, entre os dias 9 e 14 de Novembro, e dá particular destaque à presença de artistas espanhóis, convidados a mostrar o que de mais estimulante faz o seu país nestas áreas.

O São Jorge, o Quarteto e o Centro Cultural O Século vão receber um leque imenso de eventos e iniciativas, entre concertos, ciclos de cinema, espectáculos multimédia, actuações de DJ e VJ, etc.

Um dos destaques da programação vai para a actuação do duo alemão Cluster. Juntos, Schnitzler e Roedelius compõem um dos mais importantes projectos do space-rock dos anos 70. Experimentar é com eles. Surpreender também. De Berlim chega também Frank Bretschneider, um artista com queda para um minimalismo que não dispensa a associação da estética sonora às artes visuais. Vem apresentar o mais recente trabalho, "Rhythm". Outro momento a que convém não faltar é a prestação do espanhol Oriol Rossel. Ele sabe do que fala quando produz som - além de artista e melómano, é jornalista especializado em música de vanguarda. Atenção também ao norte-americano Sutekh. O músico e produtor de electrónica experimental preparou para o Número um set exclusivo.

No plano cinemático, a programação divide-se entre antestreias, retrospectivas, mostras e ciclos, com destaque para o novo cinema espanhol e para os chamados "pink films" (sado-erotismo).

A vídeo-arte é representada pelo projecto Heraclitus, pela selecção O Vídeo Vai Ao Cinema e pela antologia de obras do espanhol Manuel Saïz.

Mais informações disponíveis em http://www.numero-projecta.com/home.html

Sem comentários: