O espectáculo
Dia 22 de Novembro às 21h30
na sede do Alpendre
ficha artística
autores Sophia de Mello Breyner Andresen, Adélia Prado, Manoel de Barros, Carlos de Oliveira e Alexandre O'Neill
guião e direcção artística António Augusto Barros
elenco António Jorge, Maria João Robalo, Sílvia Brito e Sofia Lobo
adereços Ana Rosa Assunção e António Jorge
sinopse
Definido como um "espectáculo-recital", Matéria de Poesia afasta-se do formato convencional dos recitais de poesia, assumindo um claro cruzamento entre as linguagens da poesia e do teatro e tirando o máximo partido das vivíssimas imagens propostas pelos autores. Em relação a cada um dos poemas, a companhia propõe uma leitura cénica que partilha com o espectador ao representá-los em palco.
O destaque conferido aos poemas de Adélia Prado e Manoel de Barros, pouco divulgados em Portugal, proporciona ao espectador um percurso por passagens seleccionadas da poesia brasileira contemporânea, num registo que experimenta os "deslimites da palavra" e as suas múltiplas inscrições no corpo e no espaço. Procura-se valorizar, pela voz dos actores, a sensibilidade e a subtileza da palavra escrita, mas também a dimensão lúdica que os autores associam, nos textos que escolhemos, ao próprio acto de criação poética, ao próprio acto de criação artística.
A Escola da Noite
A Escola da Noite é uma companhia de teatro profissional sediada em Coimbra desde 1992, financiada pelo Ministério da Cultura. Ao longo de 15 anos de actividade, estreámos 40 espectáculos, construindo e consolidando uma linguagem artística própria, assente na experimentação e na formação constantes e no equilíbrio, em termos de reportório, entre autores clássicos e contemporâneos. Para além de Gil Vicente, elemento essencial no nosso percurso, destacamos as visitas ao Teatro Grego (Ésquilo e Eurípides), à dramaturgia portuguesa contemporânea (Vicente Sanches e Abel Neves) e à dramaturgia universal (Beckett, Achternbusch, Büchner, Maquiavel, Lorca, Tchékhov, entre outros), bem como a atenção particular dada ao mundo lusófono, quer quanto ao reportório, quer quanto aos parceiros com quem temos desenvolvido colaborações.
Paralelamente às temporadas em Coimbra, a companhia atribui particular importância à itinerância dos seus espectáculos, mantendo-se fiel ao objectivo da descentralização, um dos princípios sob os quais foi fundada. Desde 1992, A Escola da Noite visitou mais de 40 localidades nacionais e efectuou digressões à Bélgica, ao Brasil, a Moçambique, à Guiné-Bissau e a Espanha. Para além da produção e apresentação dos seus espectáculos, o trabalho da companhia estende-se aos domínios da formação (actores, produtores, técnicos, amadores de teatro, professores), da programação e do trabalho com o público escolar.
Actualmente, A Escola da Noite está instalada na Oficina Municipal do Teatro, um edifício novo, construído especificamente para o efeito de sala de teatro e cuja tipologia (espaço amplo, permitindo diferentes configurações na relação palco-plateia) foi definida pela companhia. Inaugurámo-la em Outubro de 2002, com a abertura do projecto Vicente n'A Escola, e desde então estreámos aqui 13 novos espectáculos, apresentados em mais de 300 sessões.
Em 2007, a companhia apresenta um ciclo de três espectáculos construídos a partir das peças em um acto de Anton Tchékhov e regressa a Gil Vicente, com uma nova encenação de "Auto da Índia".
Alpendre - Grupo de Teatro
Apartado 156
9701-902 Angra do Heroísmo
Telefone e fax: +351 295 214 873
Sem comentários:
Enviar um comentário