03/10/07

Hei! Sónia Bettencourt Lança Livro!



"O segundo livro de poesia de Sónia Bettencourt, "As Três Faces de Eva", editado pela Corpos Editora, vai ter lançamento oficial no próximo dia 5 de Outubro, na discoteca Blá Blá, em Matosinhos (Porto).

"As Três Faces de Eva" está dividido em três partes – Eva Preta, Eva Branca, Jane – numa alusão às três personagens homónimas interpretadas por Joanne Woodward no filme "The Three Faces of Eve", de 1957, em que cada uma integra 12 poemas.

Sobre "As Três Faces de Eva", Victor Rui Dores escreveu no posfácio:
«Tematicamente agarras muito bem a mulher na sua qualidade de herdeira de venialidade humana e denuncias melhor ainda a sacralização maldita da fêmea. Na tua poesia a mulher é sempre ambígua e fascinante, principio e fim de todas as coisas, isto é, portadora da vida e da morte, conhecedora dos segredos do mundo, ela que é ainda prisioneira de muitos e múltiplos preconceitos ancestrais. (…)»

E a autora acrescenta: «Na época em que vivemos, governada pela economia e pela rapidez dos avanços tecnológicos, a impressão que se tem é de que o universo da mulher está a ser regido por uma ditadura da beleza. O mais preocupante é que dentro desse ritmo frenético de cirurgia plástica e futilidade ela sabe que a vaidade está a superar a importância da sua inteligência e do seu verdadeiro papel na sociedade. Mas nada faz!»

Sónia Bettencourt nasceu em 1977, em Angra do Heroísmo. Colabora como jornalista em diversos jornais e revistas, rádio e televisão.

Como poeta, publicou Pena e Pluma (2003, Ed. de Autor), reeditado no Brasil, em edição bilingue, português/espanhol, pela chancela Demónio Negro, em 2007.

Com o conto Mar Vazio, venceu o Prémio Conto, categoria sénior, do Certame da Macaronésia de Jovens Artistas, Lanzarote, Canárias, 2005. Contos publicados na colectânea Eldorado, Vol.II (Brasil, 2006) e nas revistas Alhucema, 16 (Espanha, 2006); Magma, 3 (Açores, 2006); SeixoReview, 8 (Canadá, 2006) e Neo, 7 (Açores, 2007); Almiar Margen Cero (Espanha, 2007); CRU-A, 4 e 5 (Portugal, 2007); Minguante, 5 (Portugal, 2007); Mininas, 12 (Brasil, 2007). "
E assim acontece!

Sem comentários: