Com o objectivo de fomentar a discussão em torno da criação artística, especialmente no que concerne junto dos jovens criadores, estabelecer a partilha de experiências e o contacto entre os membros dos júris do LABJOVEM e o público em geral, vimos anunciar que se vão realizar as seguintes iniciativas:
- dia 27 de Outubro (Sábado), na sede do Alpendre, pelas 19H30, “Café com…” os elementos do júri da área de teatro: Amadeu Neves, Belarmino Ramos e Valter Peres;
- dia 28 de Outubro (Domingo), na Galeria Arco 8, pelas 21H00, um “Café com…” os elementos do júri da área das Artes Plásticas: José Pedro Croft, Ludomila Esteves e José Nuno da Câmara Pereira.
Apareçam. Estamos à vossa espera.
NOTAS BIOGRÁFICAS
Teatro
Belarmino Ramos
Natural de São Jorge, tem desenvolvido a sua actividade como actor do grupo de teatro “Alpendre”, na ilha Terceira desde 1976. Participou em várias séries televisivas de produção regional (RTPA), nomeadamente, “A Balada do Atlântico”; “O Barco e o Sonho”; “Crónicas de Gente Esquecida”; “Mau Tempo no Canal”; “Gente Feliz Com Lágrimas”, entre outras.
Amadeu Neves
Formou-se em teatro na Escola Superior de Teatro e Cinema em 1989.
É actor, encenador e professor de Teatro desde 1997, tendo já passado pelo Teatro Nacional e Teatro da Cornucópia. Encenou no Teatro Taborda “Marçal, Marçal!” de José Sanchis Sinistierra, “Os Sete Pecados Mortais” de Brecht no CCB. Dos projectos desenvolvidos no estrangeiro, destaca-se o convite formulado pela companhia de teatro PWZ da Áustria para encenar na cidade de Gratz um espectáculo construído a partir de uma colagem de textos sobre o 25 de Abril de 1974 “ A NOITE EM LISBOA”.
Valter Peres
Natural da ilha Terceira, é actor, encenador e guionista. Em colaboração com os grupos Alpendre, A Teia e Veia Tola participou já em 37 peças de teatro e na produção de televisão de Francisco Manso “Garrett”. Foi fundador do grupo O Teatrinho e é igualmente responsável pela criação do encontro de artes, Art&manhas, que vai na sua quinta edição.
Artes Plásticas
José Nuno da Câmara Pereira
Natural de Santa Maria, é um artista plástico, um dos impulsionadores do Centro de Arte e Investigação criado na Gulbenkian e fundador da Oficina d’Angra, recebeu o primeiro prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte (AJCA), expôs em território nacional e estrangeiro, estando representado em diversas colecções. Paralelamente, tem vindo a realizar acções de sensibilização nos Açores, no domínio da História da Arte, cursos de formação inicial e workshops e simpósios de aperfeiçoamento nos domínios da cerâmica, gravura, fotografia, desenho e pintura. Para o efeito, tem contado com a colaboração de artistas, tais como: Bartolomeu Cid dos Santos, Pedro Calapez, José Pedro Croft, Ângela Ferreira e Pepe Buitrago, entre outros.
José Pedro Croft
A sua obra transita entre escultura, desenho e gravura. Está representado nas colecções do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Luso Americana, Fundação Berardo, Banco Central Europeu (Alemanha), Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, entre outros. Recebeu o prémio EDP - Desenho na edição de 2001 e participou em diversas exposições em Portugal, Espanha, França, Bélgica, Estados Unidos da América, Brasil e Holanda.
Ludomila Esteves
Natural de S.Miguel, é licenciada em Artes Plásticas – Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, tem participado em diversas exposições nos Açores - individuais e colectivas - e é criadora de diversas obras de arte pública. Em 2004 participou na criação do site sobre artistas açorianos www.artistasacorianos.com
Sem comentários:
Enviar um comentário