18/10/07

HEI! ENCONTROS SOBRE A CRIAÇÃO ARTÍSTICA - AÇORES


Aproveitando a vinda e a reunião dos júris do concurso LABJOVEM (cujos currículos se encontram disponíveis no site www.labjovem.pt em Regulamento/Júris) a Direcção Regional da Juventude em parceria com a Associação Cultural Burra de Milho vai dinamizar um conjunto de Mesas-redondas e sessões de Café com...,para promover a discussão em torno da criação artística.

Reiteramos que "Acreditamos que a criação artística, pela expressão e exteriorização do indivíduo, constitui uma vital alavanca de mudança, que pode enriquecer o ser humano de tal forma que não pode ser quantitativamente mensurável. O que se pretende é que o nosso tempo e o nosso espaço reflictam esta diversidade cultural e pluralidade de expressões artísticas que enformam a nossa identidade cultural, para que a sociedade se renove e se assegure a vitalidade artística."

Assim, convidamos todos os que queiram participar nestes encontros a aparecerem. As nossas portas estão abertas. Sejam bem-vindos!

Programação

S. Miguel

Dia 20 de Outubro - Mesa-Redonda - Galeria Arco 8, 19H30

Participação dos elementos dos júris das seguintes áreas:

Música:
Miguel Azguime
Paulo Cunha

Literatura:
Rosa Goulart
Nuno Costa Santos
Cristóvão de Aguiar

Fotografia:
José Luís Neto
Paulo Monteiro
Tito Cardoso

Dança
Milagres Paz

Dia 28 de Outubro - Café com... - Galeria Arco 8, 21H00

Participação dos elementos do júri da área de Artes Plásticas:

José Pedro Croft
Ludomila Esteves
José Nuno da Câmara Pereira

Terceira

Dia 20 de Outubro - Mesa-Redonda - Galeria Carmina, 19H30

Participação dos elementos dos júris:

Ciber-arte:
Rudolfo Quintas
Fernando José Pereira
João Urbano

Design Gráfico:
Rafael Barcelos
João Pedro Vaz de Medeiros
Paulo Silva

Banda Desenhada e Ilustração:
Gonçalo Cabaça
Alice Geirinhas
Geraldes Lino

Dia 22 de Outubro - Café com... Recreio dos Artistas, 19H30

Participação dos elementos do júri de vídeo:

Rui Pereira
Paulo Viveiros
Gonçalo Tocha

Dia 27 de Outubro - Café com... - Alpendre, 19H30

Participação dos elementos do júri de teatro:

Amadeu Neves
Belarmino Ramos
Valter Peres


Notas biográficas
- Artes Plásticas - José Nuno da Câmara Pereira (natural de Santa Maria, é um artista plástico, um dos impulsionadores do Centro de Arte e Investigação criado na Gulbenkian, recebeu o primeiro prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte (AJCA), expôs em território nacional e estrangeiro, estando representado em diversas colecções), José Pedro Croft (a sua obra transita entre escultura, desenho e gravura. Está representado nas colecções do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Luso Americana, entre outros, recebeu o prémio EDP - Desenho na edição de 2001 e participou em diversas exposições nacionais e internacionais) e Ludomila Esteves (natural de S.Miguel, é licenciada em Artes Plásticas – Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, tem participado em diversas exposições nos Açores - individuais e colectivas - e é criadora de diversas obras de arte pública).
- Banda Desenhada e Ilustração - Geraldes Lino (escreve artigos sobre o tema em vários jornais, entre os quais A Capital, J.L. (Jornal de Letras), e em revistas várias. Foi comissário das exposições "Export BD" no Festival Internacional de BD da Amadora. Em 1999 foi-lhe atribuído o "Prémio Imprensa" no Festival Internacional BD da Amadora pelo seu artigo "Fanzines e fanálbuns - definições, polémicas e balanço de 1998". Em 2001 foi galardoado com o "Troféu de Honra" no Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, por ter sido considerado personalidade de relevo na BD nacional), Alice Geirinhas (foi monitora de ilustração na Fundação Calouste Gulbenkian (Acarte), júri da área de ilustração e bd em duas edições do Concurso Jovens Criadores, foi professora do Ar.Co do departamento de ilustração e banda desenhada e coordenadora da área de formação e programadora da Bedeteca de Lisboa. Expõe, como artista plástica, regularmente desde 1995 em mostras colectivas e individuais, no país e no estrangeiro. Publicou ilustrações no jornal Público e ao nível da ilustração editorial destaca-se o trabalho na revista Livros que durante 2 anos (2000/2001) ilustrou as crónicas de Maria Manuel Stocker, Olha Daisy, as crónicas de Nuno Rogeiro em 1999/2000 no Independente. Participou em todas as edições da extinta Ilustração Portuguesa (1998-2004) e publicou obras como A Nossa Necessidade de Consolo é Impossível de Satisfazer#2, 2002) e Gonçalo Cabaça (nascido em Lisboa, reside e trabalha actualmente na Horta, ilha do Faial. Possui o Curso Superior de Design (IADE – Escola Superior de Design) e tem desenvolvido trabalhos na área do Design Gráfico, Ilustração, Webdesign e Vídeo. Na área da ilustração participa na revista de poesia visual "Big_ode". Foi o Coordenador, Designer Gráfico e Ilustrador do Jornal Arauto – 1º prémio (no escalão do Secundário) do Concurso Nacional de Jornais Escolares do Jornal Público).

- Ciber Arte - Fernando José Pereira (licenciado em Artes Plásticas e doutorado em Belas Artes É co-director da VIROSE. Expôs em galerias a nível nacional e estrangeiro. Tem obras nas colecções públicas: Fundação de Serralves, Instituto de Arte Contemporânea, entre outras. Tem textos publicados em diversas publicações, como por exemplo Crítica das ligações na era da técnica, Revista de Comunicação e Linguagens, [W]Art, Mégalopole, Margens e Confluências, Número, Projecto Bunker, bem como em catálogos de exposições como "Assédio" in Inter@ctividades uma iniciativa da ICTM'97, International Conference on Technology and Mediation, Lisboa, 1997. Participa regularmente em congressos, conferências e colóquios: "Arte interactivo: de la inmediatez necesaria a la pasividad compartida", in Congreso Internacional "Cultura Digital e Ciudadanía, Universidade Autónoma de Madrid, Madrid, 2004), João Urbano (em 2003 fundou a revista de arte e ciência NADA, da qual é Director e Coordenador. Foi editor de literatura e pensamento na Número Magazine em 2001 e 2002 e colaborou na revista de poesia Ópio em 2000 e 2001. Foi editor e coordenador do livro "O Corpo Fast Forward", encomendado pelo Porto 2001 Capital da Cultura. Tem ficções publicadas como A Tempestade (NADA volume 9, Março 2007); O Filme (NADA volume 7, Março 2006) e publicou artigos como Entrada para Nada (NADA volume 4, Janeiro 2005); Um corpo não é um corpo (projecto-livro "O Corpo Fast Forward" editado pelo Porto 2001, Capital da Cultura). Entrevistou, entre outros, António Jacinto, Daniel Innerarity, Eduardo Kac, José A. Bragança de Miranda, José Gil, Marco Dorigo, Marcos Novak), e Rudolfo Quintas (Foi professor da ESAD – Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha e actualmente é director artístico da Swap-project, organização que fundou com Tiago Dionísio. Estudou no departamento de Som e Imagem da U.C.P Porto, tendo-se especializado em Artes Digitais, com estudos em Musica Electrónica no Programa DAMS em Roma. Terminou a pós-graduação em Engenharia de Computação Gráfica e ambientes virtuais na Universidade do Minho e actualmente encontra-se em fase de dissertação de mestrado. Nos últimos anos tem desenvolvido essencialmente instalações interactivas e performances a nível nacional e no estrangeiro. Cria e tem co-criado regularmente com Tiago Dionísio projectos como eDGe (2006-2007) SWAP (2005) Displacement (2004) Overlap (2003) Dynamic Painting (2003) Transfigurations (2003) Extrude (2002) SoundScape: (2002) New Media As Cyborg (2001-2002) Post – Human Paradigm (2001).Actualmente está a preparar o projecto que vai desenvolver como artista residente no Instituto de Sistemas e Robótica no Instituto Superior Técnico em Lisboa e a colaboração com o músico e compositor Michel Waisvisz, actual director do Steim em Amesterdão).

- Fotografia - José Luís Neto (tem realizado exposições tanto em território nacional como no estrangeiro, participou em diversas edições da Feiras de Arte: ARCO, Arte Lisboa, Art Brussels. Recebeu prémios diversos no âmbito do Prémio BES Photo 2005 / BES Photo 2005 e do Prize 47 éme Salon d'Art Contemporain, Montrouge. Está representado na Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual e na Colecção Berardo, entre outros) , Paulo Monteiro (natural de S. Miguel, tem desenvolvido no campo da Fotografia desde 1985. Tem participado regularmente em exposições individuais e colectivas em Portugal e no estrangeiro. Ao nível de prémios recebeu os seguintes: 2007: Menção Honrosa, 2º Concurso Nacional de Fotografia Maria Lamas, Torres Novas e em 1995: Prémio da IV Bienal de Fotografia, Vila Franca de Xira) e Tito Cardoso (possui o Curso profissional de fotografia, do Instituto Português de Fotografia (2004). Actualmente, é freelancer e é repórter fotográfico. Em termos de prémios, foram-lhe atribuídos os seguintes: 2006 - 2º Prémio da bienal de fotografia lomográfica ; 2005 - Menção honrosa do concurso internacional "Cá e Lá" ; 2005: 3º Prémio do concurso FNAC "Olhar Exterior").
- Literatura - Cristóvão de Aguiar (nascido em S.Miguel, é um escritor que publicou as seguintes obras: Raiz Comovida, trilogia romanesca; Passageiro em Trânsito; Ciclone de Setembro; Trasfega, Casos e Contos, Marilha, entre outros. A este escritor foram atribuídos os prémios: Academia das Ciências de Lisboa, 1978; Prémio APE da Literatura Biográfica; Por duas vezes o prémio Miguel Torga com os livros Trasfega e A Tabuada do Tempo; Foi agraciado, em 2001, com a Ordem Infante D. Henrique pelo então Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio.); Rosa Maria Goulart (Professora catedrática de Teoria da Literatura no Departamento de Línguas e Literaturas Modernas da Universidade dos Açores. Além de artigos em revistas de especialidade e de outros estudos em obras colectivas, têm publicados alguns livros como: Romance lírico. O percurso de Vergílio Ferreira (1990). Grande Prémio de Ensaio da Associação Portuguesa de Escritores; Artes Poéticas (1997); Literatura e Teoria da Literatura em tempo de crise (2001). Tem proferido conferências e participado em Colóquios e Congressos em Portugal e no estrangeiro); e Nuno Costa Santos ( é jornalista, guionista, humorista e escritor. Ao nível de publicações salientam-se: "Dez Regressos" (narrativas);- "Os Dias Não Estão para Isso" (poesia); "O Inferno do Condomínio" (humor); "Stand-Up Tragedy" (co-autor); "Portugal, uma Comédia Musical" (co-autor). Escreve para diversas revistas e jornais (Grande Reportagem, DNA, Ler, Açoriano Oriental, etc), foi criativo e actor no programa Zapping (RTP 2) e editor de Serviço Público (RTP 2) e de O Trabalho (RTP 2)).

- Dança/Performance - Milagres Miranda Paz (directora artística e coreógrafa da Companhia de Dança "Ballet Teatro Paz" e directora técnica e professora da "Escola de Dança Paz").

- Design Gráfico - Paulo Teixeira Silva (designer, criador e professor do IADE - Instituto de Artes Visuais, Artes e Marketing), Rafael Barcelos (estudou Jornalismo e Tecnologia de Desenho, professor do Ensino Básico, foi director da Casa da Cultura da Ilha Terceira entre 2000 e 2005, e desempenha actualmente as funções de Chefe da Estrutura de Missão do Arquivo de Imagem os Açores) e João Pedro Vaz de Medeiros (designer free-lancer, professor no grupo de Artes Visuais e membro da MUU - Produções Culturais)

- Música - Miguel Azguime (compositor, poeta, percussionista, membro dos Miso Ensemble e vice-presidente da Confederação Internacional de Música Electroacústica) e Paulo Cunha (com formação musical em guitarra clássica e viola da terra, membro dos Chilli Mozart e Enuma Elish, é guitarrista e músico fundador da Orquestra Angrajazz e faz parte do quinteto Victor Castro).

- Teatro - Amadeu Neves (actor, encenador e professor de Teatro desde 1997, tendo já passado pelo Teatro Nacional e Teatro da Cornucópia), Valter Peres (actor e encenador terceirense, colaborou com os grupos Alpendre, A Teia ou Veia Volta, fundador do Teatrinho, já participou em 37 peças de teatro) e Belarmino Ramos (actor e fundador do grupo de teatro Alpendre).

- Vídeo - Paulo Viveiros (professor na Universidade Lusófona, na licenciatura de Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia, participa regularmente como júri e consultor de concursos de arte vídeo), Rui Pereira (gestor cultural e programador de cinema da Fundação Calouste Gulbenkian e cinemas Ávila, Nimas e King, director e programador do Festival IndieLisboa) e Gonçalo Tocha (Sócio e Membro da Direcção do ABC-CineClube Lisboa e da equipa do Incrível Club (Almada) . Como primeiro filme fez um road-movie à procura do amor perdido, a convite do festival Mediawave 06, na Hungria. Balaou, filme de homenagem à sua mãe, é a sua primeira longa-metragem).

Sem comentários: