17/09/07

IAC LANÇA NOVO CICLO DE CINEMA ALTERNATIVO



O IAC-Instituto Açoriano de Cultura, continuando a sua aposta de proporcionar uma oferta de cinema de qualidade, alternativo ao circuito comercial na ilha Terceira, vai promover um segundo ciclo de cinema designado Cinema Alternativo.

Com início no próximo dia 15 de Setembro, semanalmente, aos sábados, pelas 18 horas, no Centro Cultural e de Congresso de Angra do Heroísmo, e aos domingos, pelas 21 horas, no Auditório do Ramo Grande da Praia da Vitória, e até ao final do ano, serão exibidos quinze filmes destinados ao público em geral, mas direccionados em especial ao amantes da sétima arte.

Películas nunca exibidas na ilha Terceira, e simultaneamente galardoadas nos mais importantes festivais e certames de cinema, estiveram na base dos critérios de selecção dos filmes escolhidos.

O projecto inicia-se com “In This World”, de Michael Winterbottom, filme de referência deste cineasta que recolheu prémios como Urso de Ouro, Prémio do Júri Ecuménico e Prémio Filme para a Paz, estes três no Festival de Berlim, em 2003, e de Melhor Filme Estrangeiro, Prémio BAFTA, em 2004.


Os restantes filmes são quase todos eles de origem europeia e todos eles foram premiados e aclamados internacionalmente. São realizações raramente integradas nos circuitos comerciais, oriundos de países como Portugal, França, Itália, Irlanda, Bélgica, Turquia, Reino Unido, Bósnia-Herzegovina e ainda Japão e Taiwan. Destes destaque-se o filme de Maonel de Oliveira, recentemente estreado e que já concorre a vários prémios, “Belle Toujours”, programado no âmbito do primeiro ciclo de cinema com o mesmo título, mas que por atraso na sua estreia não foi possível exibi-lo.


Ainda no âmbito dos filmes de realizadores portugueses serão exibidas as películas “Belarmino”, de Fernando Lopes, “Lisboetas”, de Sérgio Tréfaut, “Odete”, de João Pedro Rodrigues e “Transe”, de Teresa Villaverde.


O projecto Cinema Alternativo do IAC-Instituto Açoriano de Cultura (mais informações em
www.iac-azores.org
) conta com co-financiamento do ICA-Instituto do Cinema e Audiovisual, com o apoio das Câmaras Municipais da Praia da Vitória e de Angra do Heroísmo e da Presidência do Governo dos Açores, através da Direcção Regional da Cultura, e tem a direcção técnica a cargo de Lázaro Silva.

Sem comentários: