12/05/07

Em São Jorge - Festival transatlântico de música alternativa


"São Jorge prepara-se para receber o I Festival Transatlântico Rock 2007. Ao longo de três dias, entre 9, 10 e 11 de Agosto, o Pico da Caldeira foi o local escolhido para receber a primeira edição do festival de música alternativa.
Segundo a organização, “O Festival Transatlântico Rock 2007 “constitui, a primeira edição de um evento a que se pretende dar continuidade, de forma a torná-lo um espectáculo de referência a nível regional, nacional e europeu”, aponta Rui Galedo.(...)

Dinamização cultural
“Contribuir para a dinamização cultural e a promoção turística da região, bem como incentivar a consciência ambiental e de cidadania, foram, desde o início, os princípios norteadores do projecto”, refere a organização.
Os promotores querem desenvolver “proposta inovadora” que reúna dois diferentes estilos musicais: o electro e o rock.“Seleccionámos um line up recheado de bandas actuais como cabeças de cartaz, adicionando-lhes uma pequena lista de bandas conceituadas oriundas das várias ilhas do arquipélago. Utilizando o mesmo critério de qualidade, o line up é também constituído por D.J.’s top do panorama musical nacional”.
Com o intuito de acompanhar a tendência global na realização deste tipo de eventos, e de garantir a sua dinamização cultural, estão previstas actividades paralelas, para além da música, tais como desportos radicais, conferências, performances, artes circenses, espectáculos multimédia, terapêuticas alternativas, entre outros.

Animação em quatro zonas
O recinto do festival vai estar organizado em quatro zonas de animação distintas: “Arena de espectáculos”: situada no interior da praça de touros (já existente), é onde decorrem os espectáculos de palco, concertos e outras actuações; “Chill Out”: situado na planície adjacente à praça de touros, consiste num espaço de relaxamento coberto, com um chão alcatifado e puffs de descanso, que proporciona música 24 horas por dia. Trata-se de um local onde se pode descansar ou mesmo participar em workshops (ioga, shiatsu ou meditação).
Com um ecrã gigante integrado, visível de todo o recinto, serão projectados conteúdos multimédia, como registos da Ilha de S. Jorge (paisagens, atracções turísticas, gentes e costumes).N
a área limítrofe deste espaço existem ainda duas zonas distintas: “ Alimentação”: situado na zona sul, é o espaço reservado à venda de produtos alimentares e fast-food (alimentação tipicamente consumida em festivais); e os “Stands”: a zona norte está reservada para os stands de venda, de informação e de promoção dos nossos patrocinadores e dos seus produtos, especialmente artesanais e regionais.

Desportos radicais e camping
Os desportos radicais serão integrados no recinto com várias áreas reservadas ao slide, rappel, escalada e balonismo, etc. O “Camping” será a forma, refere a organização, de o “público estar em contacto permanente com o evento”. O espaço de acampamento “foi concebido de forma a dar resposta às necessidades básicas dos participantes, integrando instalações sanitárias e duches”. "

Fonte: A União 12.07.2007

Sem comentários: