Páginas

29/04/08

Livros que foram proibidos em Portugal


Exposição Ler em Liberdade no Museu de Angra


O Museu de Angra do Heroísmo disponibiliza, a partir do dia 29 de Abril, uma exposição sobre os
livros proibidos até ao 25 de Abril de 1974 designada Ler em Liberdade, que estará patente na Sala Dacosta deste Museu.

Esta exposição reúne livros de autores portugueses e estrangeiros que viram as suas obras proibidas por reflectirem o seu pensamento face a temas como a falta de liberdade de imprensa, a contestação política, a ordem social, a ideologia socialista, a emancipação da mulher e a
sexualidade.

Os exemplares apresentados são de época, sendo que os títulos das obras aliados ao
grafismo muito próprio das suas capas são, por si só, motivo para uma visita à exposição Ler em
Liberdade.

Para assinalar a abertura desta exposição, está marcado para o dia 30 de Abril (véspera do 1º de Maio), pelas 21h00, um encontro com o escritor José Viale Moutinho, com o título Aspectos da censura literária nos tempos da outra senhora (que é como quem diz: nos tempos do chamado Estado Novo, que morreu de velho), no Auditório deste Museu.

José Viale Moutinho é autor e investigador de temas literários e linguísticos, com extensa bibliografia publicada e vários prémios literários, tendo conhecido também a censura e a acção da PIDE.

O Serviço Educativo do Museu de Angra do Heroísmo, por sua vez, oferece dois conteúdos distintos aos profissionais da educação e outros agentes interessados no conteúdo desta exposição. A primeira acção, Palavras ditas e escritas, decorre nas manhãs e tardes dos dias 29 e 30 de Abril, na qual o escritor José Viale Moutinho estará disponível para conversas com o público escolar, no espaço da exposição Ler em Liberdade. A segunda acção planificada prevê visitas acompanhadas à exposição Ler em Liberdade, apoio à preparação de aulas que os professores poderão leccionar na Sala Dacosta, bem como ateliês de leitura e de escrita com base em alguns dos títulos apresentados.

Esta exposição estará patente ao público até ao dia 28 de Setembro, das 9h00 às 17h00 (sem interrupção para o almoço), de terça a sexta-feira e das 14h00 às 17h00 durante os fins-de-semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário