26/02/18

Teatro | Howard Barker – “um sem-abrigo no Teatro Britânico” | 3 de Março | 18h30 | Casa do Chá | Horta


Sim, vivo nas margens. Mas é nas margens que as coisas mais interessantes acontecem, obviamente.

~ ~ ~
2018 é um número especial para o Teatro de Giz: fazemos 20 anos (vinte!, caramba…)!
Vinte anos a criar, a resistir, a transformar, a renovar esse “acto de fé nos seres humanos” que é o Teatro; vinte anos “a rir e a chorar com a própria sombra”.
Estes 20 anos merecem o nosso aplauso! – nosso, da comunidade desta ilha que faz as coisas do teatro e da cultura acontecerem e da que está do outro lado do palco, diante do espelho , uns e outros actores daqueles momentos inesquecíveis e sublimes em que nos confrontamos (e confortamos),  enfrentamos e encontramos.
Viva o Teatro de Giz!
Ao longo deste ano teremos várias ocasiões para nos congratularmos. A primeira é já no próximo fim-de-semana, naquela que será também a 1ª parte do programa do 3º Aniversário do Novo Grémio Literário Faialense – projecto fecundo do Teatro de Giz.
O Grémio Remixed 3 aventura-se novamente nos quartos escuros e trágicos do teatro de Howard Barker – “um sem-abrigo no Teatro Britânico”, como eloquentemente o designou o Público, numa reportagem publicada em 2006.
Desta vez não vamos sós mas com outra de nós, que conhece o trabalho de Howard Barker por dentro.
Maria do Céu Ribeiro, actriz e fundadora d’As Boas Raparigas – companhia de teatro do Porto que é a “casa” portuguesa do enfant terrible da dramaturgia britânica – recebeu em 2013 o prémio da Sociedade Portuguesa de Autores para Melhor Actriz de Teatro pela sua interpretação de Strassa, a mais impiedosa e cortante das quatro princesas que no texto “Devagar”, de Howard Barker, debatem o seu destino enquanto os bárbaros se aproximam do palácio da cultura decadente
Com ela vamos conhecer melhor o Teatro da Catástrofe de um autor que vive nas margens e explora os extremos da experiência humana, numa conversa aberta à curiosidade de todos quantos queriam juntar-se à tertúlia, no próximo Sábado, 3 de Março, pelas 18h30, na CASA de Chá.
Na ocasião recordaremos ainda a leitura dramatizada d’O Êxtase do Tecelão Face à Descoberta de Uma Nova Cor - texto de Barker cuja leitura o Teatro de Giz dramatizou e apresentou na festa do 1º Aniversário do Novo Grémio, em 2016 -, desta vez em registo de vídeo que se julgava perdido.
Até Sábado!

Sem comentários: