27/02/18

Fotografia | Exposição "Refugiantes", de Rui Caria | 1 de março | 18h00 | Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro | Angra do Heroísmo


Exposição de Fotografia “Refugiantes”, de Rui Caria
 
Data: de 1 de março a 30 de abril – Inauguração às 18:00
Hora: Horário de funcionamento da Biblioteca
Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Público-alvo: Público em geral

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro acolhe a exposição “Refugiantes”, assente na coleção de fotografias que Rui Caria recolheu na missão Triton, da Agência Europeia de Fronteiras e Guarda Costeira – FRONTEX, entre Lampedusa e a Tunísia.
Esta exposição incide no problema da atual migração em condições desumanas de milhares de pessoas numa luta desigual pela sobrevivência. Não se pode ficar indiferente à tragédia humana captada magistralmente pela objetiva de Rui Caria, dando vivo testemunho da atual história trágica que o curso de um mundo em guerra faz gerar.
 
A coleção agora exposta ao público pela primeira vez, já mereceu uma menção honrosa no “INTERNATIONAL PHOTOGRAPHER OF THE YEAR 2017” e é finalista do concurso “FEP European Professional Photographer of the Year Awards 2018” da Federação Europeia de Fotógrafos Profissionais. O resultado deste concurso será revelado no fim do mês de março, na Irlanda.
 
A inauguração da exposição na Biblioteca, contará com a presença de toda a guarnição do Navio da República Portuguesa, Viana do Castelo.
 
Rui Caria nasceu na Nazaré em 1972. O seu percurso profissional na área da imagem começou em 1990, realizando pequenos filmes comerciais. Em 1993 tornou-se correspondente da TVI, onde permaneceu como repórter e editor de imagem até 2003. Mudou-se para a Ilha Terceira nos Açores em 2005 e começou a dar formação de multimédia na Escola Profissional da Praia da Vitória. É repórter e editor de imagem, correspondente nos Açores para a SIC, desde 2006.
Tem prémios em vários concursos e o seu trabalho é reconhecido pelos editores de importantes sítios de fotografia, como a Nacional Geographic.
Está representado em diversos livros nacionais e internacionais de fotografia, em publicações como o Telegraph, Daily Mail, Metro New York e o Metro Luxembourg. Foi câmara de prata da Federação Europeia de Fotógrafos, na competição de fotógrafo europeu do ano de 2016.

Sem comentários: