28/02/18

Exposição | "Retalhos, uma Abordagem ao Patchwork Açoriano" | 3 de março a 15 de abril | Museu de Angra do Heroísmo



A 3 de março de março, sábado, pelas 15h00, inaugura-se na Sala do Capítulo do Museu de Angra do Heroísmo a exposição Retalhos | uma Abordagem ao Patchwork Açoriano promovida pela Vice-Presidência do Governo dos Açores, através do Centro Regional de Apoio ao Artesanato, em colaboração com o Museu de Angra do Heroísmo.

A exposição Retalhos-uma abordagem ao patchwork açoriano e o catálogo que a complementa resultam de um trabalho de levantamento e investigação do património etnográfico açoriano efetuado pelo Centro Regional de Apoio ao Artesanato, que visa valorizar e dignificar as produções artesanais dos Açores.

A designação inglesa “patchwork”, literalmente “trabalho com retalhos”, define uma técnica de união de tecidos numa infinidade de formatos. De origem rural e de gosto bem popular nos Açores, os trabalhos executados em retalhos ficaram também conhecidos por “trabalhos loucos” e caracterizam-se pela rusticidade da matéria empregue, muitas vezes resultante do reaproveitamento de desperdícios de tecidos, pela multiplicidade estética e pela sua multifuncionalidade.

Mantas, tapetes, abafadores, sacas, painéis decorativos e muitas outras peças pertencentes ao espólio etnográfico do CRAA, a vários museus da Região e também a artesãos e particulares, traduzem a mestria de uma arte no feminino, de saberes herdados e de vivências partilhadas transferidas para o universo dos têxteis, ilustrando paralelamente a evolução de gostos, materiais e técnicas.

A exposição estará patente até 15 de abril e no decorrer da mesma terão lugar vários ateliês em regime de inscrição individual promovidos por artesãos, bem como visitas orientadas e outras atividades de dinamização direcionadas para o público escolar passíveis de serem agendadas através do telefone 295240800 ou do e-mail museu.angra.agenda@azores.com.

Sem comentários: