05/02/14

'Viajar pela Imagem', Mostra Comentada de Fotografia de Rui Caria






















O MUSEU DE ANGRA DO HEROÍSMO promove a 8 de fevereiro, pelas 15h00, na Sala do Capítulo, a segunda edição do encontro Viajar pela Imagem, apresentando desta vez fotografias de Rui Caria que documentam vivências urbanas em grandes centros cosmopolitas. 

À semelhança da primeira mostra de fotografias de viagens protagonizada por Hugo Machado a 28 de dezembro de 2013, também desta vez as fotografias projetadas serão comentadas pelo seu autor, que dará testemunho das questões legais e de consciência que se colocam aquando da recolha de imagens em contexto urbano. 

A mostra fotográfica Viajar pela Imagem decorre no âmbito do programa de dinamização da exposição Património Mundial | Do Mundo a Angra do Heroísmo, patente até maio de 2014, na Sala do Capítulo, estando prevista mais uma sessão, a decorrer em março, a cargo de Margarida Quinteiro. Tal exposição assinala o 40º aniversário da Convenção (1992- 2012) e o 30º aniversário da inclusão da Zona Central de Angra do Heroísmo na Lista do Património Mundial (1983-2013), propondo uma reflexão alargada sobre os temas do Património, da Diferença e da Identidade e sobre os modos como a Humanidade com eles convive. 

RUI CARIA nasceu na Nazaré em 1972. O seu percurso profissional na área do vídeo começou em 1990, reali- zando pequenos filmes comerciais. Em 1993, tornou-se correspondente da TVI, onde permaneceu como repórter e editor de imagem até 2003. Em 2005, mudou-se para a Ilha Terceira nos Açores, onde começou a dar forma- ção de Multimédia na Escola Profissional da Praia da Vi- tória. É repórter e editor de imagem correspondente nos Açores para a SIC, desde 2006. Colabora também com o semanário Expresso e a Solent News Agency em In- glaterra. O seu trabalho fotográfico é internacionalmen- te reconhecido pelos editores de importantes sítios de fotografia, como o 500px, 1x, e Leica Fotografie Inter- national. Foi convidado do programa Fotografia Total da TVI24, entrevistado pela National Geographic e vence- dor de um concurso de fotografia da Leica, tendo ain- da oito fotos que foram marcas de excelência no mes- mo concurso. Foi, recentemente, terceiro classificado no concurso Photo District News e finalista em variadas competições internacionais de fotografia. As suas fotos estão publicadas em três livros internacionais de foto- grafia, um dos quais foi considerado pela crítica o me- lhor livro de fotografia do ano de 2013. Tem diversas fotos publicadas na imprensa nacional e na internacio- nal, em publicações como o Telegraph, Daily Mail, Metro New York e o Metro Luxembourg, entre outras.

Sem comentários: