12/02/14

Parlamento Cultural Europeu - Convite à Apresentação de Candidaturas

A Transforma, organização cultural sedeada em Torres Vedras e representante nacional do projeto YOUTH NETWORK (YN) organizado pelo Parlamento Cultural Europeu (ECP), procura jovens que queiram participar ativamente, como membros e empreendedores, no desenvolvimento da secção Portuguesa da rede cultural Europeia “ECP Youth Network (ECP YN)”.

Os candidatos devem:
- Ter um desempenho ativo na área da cultura.
- Ter idade inferior a 35 anos.
- Residir em Portugal.
- A participação é voluntária e não remunerada.

OBJETIVOS
A ECP YN é uma rede de profissionais da cultura sedeada na Europa e criada no âmbito das competências do Parlamento Cultural Europeu. Todos os seus membros têm entre 20 e 35 anos de idade e tanto os fundadores como os membros da YN compartilham o objetivo de expandir o valor das artes e da cultura, fortalecendo assim a coesão Europeia.
A YN é uma plataforma de intercâmbio que opera através de uma presença online, de reuniões regulares e de conferências temáticas. Tem por objetivos a identificação e a análise dos processos culturais em curso e a produção de propostas de forma a melhorar as políticas culturais atuais. Isto apenas é possível com o envolvimento local da ECP YN, pela partilha de conhecimentos e pelo diálogo entre os representantes da ECP YN e as redes a nível nacional.
Reforçando a crença na influência positiva das artes, a Youth Network constitui-se como um espaço adicional no qual a EU tecnocrática atual pode vir a ser reequilibrada. A organização tem uma visão de unidade com base na diversidade, consolidada precisamente pela dimensão cultural em que se insere.

REDES NACIONAIS
As redes nacionais (RN) reforçam o significado e valores da ECP Youth Network. Funcionam como organizações que se reúnem regularmente para a discussão de questões específicas, sendo os seus membros selecionados com base no seu comprometimento cultural. Contribuem com o seu tempo livre e paixão para tornar as RN uma realidade interveniente na melhoria, a nível regional e nacional, das circunstâncias culturais Europeias.
As conclusões obtidas no seio das RN, apresentadas, comparadas e contrastadas num grupo de nível central, constituirão a base dos relatórios e das propostas que serão redigidos de forma a suportar ou não as várias políticas culturais e as agendas culturais praticadas atualmente na Europa.
Assim, pretende-se que as atividades do RN sejam adaptadas a cada realidade, sendo que cada RN desenvolve o seu projeto de acordo com as especificidades e as necessidades locais. Tal poderá envolver o estabelecimento de contatos, a realização de um projeto em particular, o desenvolvimento de competências numa área específica, etc.

Mais informação:

Por favor enviar uma carta de motivação em conjunto com o seu CV para:

Sem comentários: