05/02/14

LabSeleccionada Ângela da Ponte em Foco no mic.pt

 


Ângela da PonteLabSeleccionada na área da música da 2ª Edição do LabJovem - Concurso de Jovem Criadores dos Açores, é figura destaque este mês no mic.pt.






Licenciada em Composição pela ESMAE do Porto, é professora assistente na Universidade de Birmingham onde está a fazer um doutoramento sob a orientação de Jonty Harrison e Michael Zey Gordon. Os seus projectos recentes incluem a colaboração com o tubista Sérgio Carolino; composição de Espremendo a Laranja para o projecto 3'30'' Percussive Sung Songs com Nuno Aroso e Rita RedShoes; assim como o projecto 21 kHz do qual é cofundadora com Dimitris Andrikopoulos. Este projecto define-se "num interesse comum dos dois compositores/performers em explorar e experimentar o potencial expressivo de sons concretos e a sua manipulação com vários media".

Ângela da Ponte parte de uma ideia metafórica ou simbólica para a composição de uma peça, baseando-senuma "narrativa escrita antes de elaborar o mundo sonoro". Diz também a compositora numa das respotas do Questionário: "...num momento em que a arte tem cada vez menos apoio financeiro, é quando surge com mais força, seja em forma de protesto ou de educação (...). Portanto, vai haver sempre um estímulo para que a arte seja praticada em muitos campos. (...) A meu ver, penso que é e será sempre uma necessidade humana...".

Poderá ver a entrevista na íntegra aqui.

Sem comentários: