23/01/14

'Mulher sem Leque é como Cavaleiro sem Espada'

Projeto de recolha de donativos para recuperação de leque pertencente ao acervo do MAH

O Museu de Angra do Heroísmo, através da sua Associação de Amigos, enceta esta semana o projeto de recoleção de fundos “Mulher sem Leque é como Cavaleiro sem Espada”, recorrendo à plataforma virtual de financiamento colaborativo Massivemov Crowdfunding. O mesmo visa recuperar um belíssimo leque do final do século XIX, em seda bordada com varetas em madeira entalhada, pertencente ao acervo desta instituição, mediante a recolha de contribuições do cidadão comum e de empresas parceiras que poderão associar-se ao mesmo, acedendo ao endereço http://www.massivemov.com/mulhersemleque e fazendo o seu donativo online. 

No acervo do Museu de Angra do Heroísmo existe um conjunto de leques dos séculos XIX e XX de significativo interesse pela variedade dos materiais e diversidade de tipologias. Em madeira envernizada e lacada, osso, tartaruga, papel e tecido, de dupla face, baralho, ou em estilo mandarim, estes leques constituem uma deliciosa lição sobre elegância e sedução femininas. A sua natureza frágil e delicada, com o passar do tempo, conduziu, contudo, a estados de conservação que impedem a exposição e apreciação de alguns destes artefactos, cujo resgate se encetou já em 2013. 

A recuperação do leque para o qual se pretende financiamento através do presente crowndfunding iniciar-se-á logo após a obtenção da verba ne- cessária (1000€) e deverá estar concluída um mês depois. Cada contribuição, que pode variar entre os cinco, dez, vinte e cinquen- ta euros, será recompensada com um conjunto de ofertas escalonadas consoante o valor do donativo, nomeadamente o jogo “O Assalto”, reproduções da gravura “Tourada à Corda”, um conjunto de cinco anti- gos brindes e etiquetas da extinta Fábrica de Tabaco Âncora, o DVD “Documentário Terceirense” de 1927 e o catálogo da exposição “Do Mar e da Terra... uma história no Atlântico”. O apoio das empresas privadas insere-se no âmbito do mecenato cultural, podendo as mesmas beneficiar das reduções em IRC inerentes a essa figura fiscal e ainda dos instrumentos de divulgação do Museu de Angra do Heroísmo a desenvolver no âmbito do projeto em causa. 

A Associação dos Amigos do Museu de Angra, que se associa a esta campanha de recolha de fundos, é um parceiro desta instituição desde 1993, apoiando a realização de projetos que valorizam a herança material que ela congrega.

Aceda ao endereço http://www.massivemov.com/mulhersemleque e faça o seu donativo on line.

Sem comentários: