11/06/13

8ª sessão do Festival Cine’Eco|Seia na Terceira

Dando continuidade à extensão do Festival Cine’Eco|Seia à ilha Terceira, Ecotopia é o último filme que o Cine-Clube da Ilha Terceira e o Observatório do Ambiente dos Açores, numa parceria proporcionada pelo Observatório do Mar dos Açores e pelo Festival Cine’Eco|Seia, com a colaboração do Alpendre – Grupo de Teatro e da Associação Cultural Burra de Milho, apresentam na próxima quinta feira, dia 13 de junho, pelas 21h30, no auditório do Alpendre, na rua Recreio dos Artistas em Angra, com entrada livre.

Ecotopia é um filme de ficção, realizado por Yuksel Aksu, Turquia, 2011, com a duração 117 minutos. Tem argumento de Yuksel Aksu, fotografia de Ercan Yilmaz, música de Orhan Kaplan, som de Orcun Kozluca e como intérpretes Sahin Irmak, Ayse Bosse.

Sinopse:

Cansados do barulho e da poluição das grandes cidades, um grupo de intelectuais ambientalistas procura um regresso à natureza. Para isso constroem uma nova cidade chamada “Ecovillage”. O objectivo é desfrutarem de uma vida feliz através do turismo ecológico, agricultura biológica, as artes e a cultura. Katrin é uma intelectual europeia que se estabeleceu na Turquia, depois de trabalhar vários anos em organizações ambientalistas como o Greenpeace. O chefe da aldeia Ali, pelo contrário é um típico aldeão, sem instrução, que nunca deixou sua terra. A relação emocional entre os dois vai desenvolver-se de uma forma muito curiosa e divertida, apesar das diferenças culturais entre ambos. Por sua vez, os moradores da aldeia vão assistir com espanto a uma decisão que vai alterar o seu quotidiano e mudar de uma forma divertida os seus hábitos – vão-se tornar intelectuais e, a partir de agora, produzir apenas agricultura biológica.

Legendado em Português, este filme constitui a oitava e última sessão da extensão do Festival Cine’Eco|Seia aos Açores, que teve o seu início no passado dia 3 de Maio.

Foi premiado no Ankara International Film Festival-National Section com as distinções Best Film, Best Director, Best Screenplay, Best Promising Actress e com o Prémio Júri da Juventude / Longa-metragem – Cine’Eco 2012.

Para além da Terceira, este filme será também exibido no Faial e em São Miguel, em sessões de entrada livre. A programação detalhada da extensão do Festival Cine’Eco|Seia aos Açores está disponível em www.oma.pt e http://oma.centrosciencia.azores.gov.pt/

Veja também mais informação sobre a atividade do Cine-Clube da Ilha Terceira em https://www.facebook.com/cineclubeilhaterceira.

Sem comentários: