02/05/13

1ª Sessão do Festival Cine’Eco|Seia na Terceira


Neve em Silêncio. A intoxicação invisível do Ártico (Silent Snow) é o filme documental que o Cine-Clube da Ilha Terceira e o Observatório do Ambiente dos Açores, numa parceria proporcionada pelo Observatório do Mar dos Açores e pelo Festival Cine’Eco|Seia, com a colaboração do Alpendre – Grupo de Teatro e da Associação Cultural Burra de Milho, apresentam na próxima sexta feira, dia 3 de maio, pelas 21h300, no auditório do Alpendre, na rua Recreio dos Artistas em Angra. 



Neve em Silêncio é um filme realizado por Jan van den Berg & Pipaluk Knudsen-Ostermann, Holanda, 2011, tendo com intérprete Pipaluk Knudsen-Ostermann. É uma produção de Jan van den Berg, com fotografia de Viraj Singh, montagem de Boris Everts e som de Bart Jilesen e Elena Martin Hidalgo.
 


Este filme/documentário alerta-nos para o facto de poucos saberem como sobreviver nesse nada infinito e nestas grandes planícies brancas que são o Ártico. E denuncia-nos um assassino invisível que está a destruir silenciosamente a comunidade Inuit na Groenlândia: os resíduos químicos de todo o mundo que se vão acumulando invisivelmente e envenenando os seus indefesos habitantes.

Pelas correntes oceânicas e junto com a neve, pesticidas como o DDT, que são utilizados em vários países do mundo, causam doenças e mortes prematuras, onde a ganância do lucro mais uma vez se sobrepõe ao interesse dos povos.

O projeto «Neve em Silêncio» tem como objetivo, através deste documentário, aumentar a consciencialização sobre a poluição causada por poluentes persistentes.

Legendado em Português, este filme/documentário inaugura a extensão do Festival Cine’Eco|Seia aos Açores, onde será, para além da Terceira, exibido também no Faial e em São Miguel, em sessões de entrada livre. A programação detalhada da extensão do Festival Cine’Eco|Seia aos Açores está disponível em www.oma.pt e http://oma.centrosciencia.azores.gov.pt/.

Sem comentários: